Acupuntura

Acupuntura

A acupuntura é uma técnica terapêutica e um ramo da Medicina Tradicional Chinesa que consiste na introdução de finas agulhas na superfície corporal em locais específicos. Utiliza um sistema diagnóstico próprio e os pontos são escolhidos de acordo com o objetivo terapêutico. É praticamente indolor e muito seguro.

A Medicina Chinesa vê o indivíduo como um ecossistema em constante adaptação e interação com o meio. Associa à reprodução vários sistemas energéticos, cada um com órgãos e funções específicas, e em que cada um influencia e depende do outro.

Dentro da acupuntura há várias vertentes: a acupuntura clínica que permite ajudar a resolver problemas de saúde específicos, a acupuntura estética que visa melhorar a autoestima com tratamentos de controlo de peso, redução de volume abdominal, celulite, entre outros e a acumpulura para a fertilidade, infertilidade e gravidez que pode ajudar a criar condições para uma gravidez espontânea ou ser utilizada como suporte a um tratamento de procriação medicamente assistida, aumentando a sua probabilidade de sucesso.

BENEFÍCIOS DA ACUPUNTURA CLÍNICA
  • Gastrointestinais: obstipação
  • Respiratórios: asma, sinusite
  • Osteoarticulares: artrites, artroses
  • Dependência química: álcool, tabaco
  • Psicológicos: ansiedade, depressão
  • Ginecológicos: menopausa, infertilidade
  • Dermatológicos: psoríase, dermatite
  • Acupuntura para a fertilidade, infertilidade e gravidez

 

BENEFÍCIOS DA ACUPUNTURA ESTÉTICA

Acupuntura Estética

  • Obesidade
  • Gordura localizada
  • Celulite
  • Estrias
Acupuntura para a fertilidade, infertilidade e gravidez

O diagnóstico é estruturado para potencializar tratamentos ocidentais para (in)fertilidade feminina (sendo igualmente eficaz na infertilidade masculina), assim como para regularizar a saúde da mulher em geral.
O plano de tratamento proposto poderá passar por acupuntura semanal e/ou alterações na alimentação e estilo de vida. O objetivo será a otimização da fertilidade do casal pela melhoria do estado global de saúde, pelo aumento da circulação sanguínea aos órgãos reprodutores, pela regulação hormonal e do ciclo menstrual.

A acupuntura pode ajudar a criar condições para uma gravidez espontânea ou ser utilizada como suporte a um tratamento de procriação medicamente assistida, aumentando a sua probabilidade de sucesso. Além da área da fertilidade, a acupuntura é eficaz em distúrbios menstruais, endometriose, quistos nos ovários ou ovários poliquísticos, parto, pós-parto e menopausa.

Técnicas complementares de Acupuntura

Dentro da acupuntura são, ainda, utilizadas outras técnicas complementares de  forma a maximizar os resultados.

Recorremos à auriculoterapia para tratar problemas muscolo-esqueléticos, como articulações nos joelhos, ombro ou o tornozelo, a auriculoterapia é, ainda, utilizada para controlar a dor, corrigir problemas emocionais com origem no sistema nervoso central, para alterar o metabolismo ajudando à eficácia de medicamentos e para controlar vícios como o álcool ou o tabaco.

A electroacupunctura é um recente desenvolvimento da acupunctura tradicional que combina a punctura com agulhas e o estímulo elétrico, para tratar os pacientes, foi desenvolvida na China como uma extensão da manipulação manual de agulhas de acupuntura em torno de 1934.

O procedimento para a eletroacupuntura é inserir a agulha de acupuntura que normalmente seriam feitas, alcançar a reação qi por manipulação manual, e em seguida, anexar um elétrodo para a agulha para fornecer estimulação contínua.

A sua utilização melhora, por um lado, os efeitos terapêuticos da acupunctura, mas pode também aumentar o leque de indicações dos possíveis tratamentos com acupunctura. O tratamento com electroacupunctura tem sido aperfeiçoado até aos nossos dias e tem reunido largo consenso no que respeita aos seus resultados terapêuticos.

As principais indicações da electroacupunctura encontramos o tratamento de doenças neurológicas, incluindo a dor crónica, espasmos e paralisia. Contudo, não pode ser utilizado em todas as condições clínicas.

A ventosaterapia é uma terapia natural não invasiva na qual são usadas ventosas para a sucção da pele, criando uma pressão negativa que por sua vez ativa o movimento das células. É utilizada visando purificar o sangue e eliminar toxinas através da pele, acelerar a circulação sanguínea removendo os bloqueios, fortalecer a respiração da pele e a consequente limpeza do sangue através da rede de capilares. A ventosaterapia pode ser utilizada como forma de tratamento única ou ainda combinada com outras terapêuticas.

A Ventosaterapia também está indicada em:

  • prevenção e auxílio no tratamento de lesões musculares;
  • relaxamento dos músculos;
  • tratamento de dores superficiais;
  • libertação de endorfina, serotonina e outras substâncias analgésicas.

A ventosaterapia é uma técnica eficiente para evitar lesões, aliviar dores musculares e melhorar o desempenho do atleta, relaxando o músculo, permitindo que o exercício seja praticado de forma mais natural e sem dor.